Comparação de tamanho

Todos sabem o quanto é grande o planeta Terra, o planeta Júpiter, que é o maior de todos no nosso sistema, mas quando se fala em tamanho de planetas fica difícil imaginar quanto é grande. Para uma criança, grande pode ser um prédio ou estádio de futebol como o Maracanã, e para os adultos, o que seria considerado grande?
As pirâmides do Egito talvez ou o monte Everest, mas quando comparamos qualquer tipo de coisa precisamos de um referencia, então como podemos imaginar o tamanho da Terra se não conseguimos ver ele ao lado, por exemplo, de um carro ou um prédio, pensando nisso criei este post para se ter uma idéia do que é grande, muito grande.

A primeira imagem podemos comparar o planeta Terra com outros pequenos planetas do nosso sistema.



Já a segunda nos dá uma peguena noção perto dos maiores planetas do sistema, repare no tamanho da Terra perto de Júpiter. Repare que Saturno está sem os anéis.



Agora nesta terceira imagem vemos o Sol, veja como ele é grande perto dos planetas, a Terra minúscula, mas isso não é tudo.



Veja nesta quarta imagem a estrela Sirius, a estrela mais brilhante no céu noturno, repare o tamanho de Júpiter ao lado do Sol, imaginem o tamanho da Terra.



Acha que a estrela Arcturus é grande, então veja ela ao lado da estrela Antares, olha o Sol nem aparece na foto.


Agora vocês têm uma noção de quanto a Terra é pequena e frágil comparada a outros astros, por isso devemos cuidar dela, ela é a nossa verdadeira casa e se perdermos, duvido que achem outro lugar para morar.

13 comentários:

Everton Rodrigues disse...

Estou impressionado!

E aqui na terra tem gente que acha que é grande!

o blog esta ótimo parabéns.

Até mais!

Picco disse...

Everton,

Você tem razão.

Um abraço

sandra disse...

estou maravilhada!!!!!
já amo o sol, agora vou ver outros astros de maneira diferente!!!

Anônimo disse...

... e ainda achamos que somos uma espécie (raça) MUITO evoluída, e ainda acreditando que NÃO HÁ vida(s) em outros lugares (Estrela)... o ser humano nunca pôs os pés em outro planeta além daquele que nasceu... a lua ? ... é apenas um satélite deste mundo. ...

Anônimo disse...

... e ainda achamos que somos uma espécie (raça) MUITO evoluída, e ainda acreditando que NÃO HÁ vida(s) em outros lugares (Estrela)... o ser humano nunca pôs os pés em outro planeta além daquele que nasceu... a lua ? ... é apenas um satélite deste mundo. ...

Ruan cristian disse...

doido cara nao sabia que a terra era do tamanho de uma formiga filhote perto da estrela anteres!!!!

Picco disse...

Ruan, pra você ver né, e ainda tem gente que briga a vida toda por poder e depois falam que nós somos evoluídos.

Um abraço

Anônimo disse...

A Terra comparada a Antares é como um micróbio ao lado de uma baleia-azul. :O

Picco disse...

Pra você ver né.

Um abraço

Simone :-) disse...

E tem gente que não acredita na vida em outros planetas...
Existe, claro!
Só que são tão evoluídos que não desejam entrar em contato conosco. Simples assim...
Nos observam, tentam nos auxiliar, mas precisamos "comer muito feijão com arroz" para chegar ao nível intelectual e moral deles.

Picco disse...

Simone,

Obrigado pela visita.

Você falou:

"Só que são tão evoluídos que não desejam entrar em contato conosco"

Ou podem estar muito longe que não vale a pena atravessar o universo para estudar seres primitivos.

Também acredito que exista vida em outros planetas, alias, existe mais planetas do que estrelas no universo, só não acredito que essas imagens e/ou vídeos de objetos desconhecidos que o pessoal(ufólogos) estuda seja seres de outros planetas.

Um abraço

TK Fan disse...

Bem legal essa coleção de figuras, bastante didática. Uma das coisas mais difíceis de entender na Astronomia é a ordem de grandeza das distâncias, mas esta postagem ajuda nesta compreensão.

Picco disse...

Sem dúvida, o problema das distâncias astronômicas são o maior problema pra se imaginar, fazem a maior confusão na cabeça de leigos.

Um abraço